quinta-feira, 3 de julho de 2008

Parece brincadeira...

Não bastasse a idéia extravagante (o termo técnico mais preciso é "estúpida") de um projeto de lei veiculado há algum tempo que pregava a obrigatoriedade de autenticação de emails - uma tentativa recheada de falta de conhecimento de causa - para tentar acabar com os spams, agora temos mais destas idéias mirabolantes circulando por aí.

Muito me surpreende o fato de ainda não termos virado chacota internacional no mundo de TI em função destas impetuosas, destemidas e ousadas[*] investidas. Todo o mês aparece alguém que resolve ser o Xerife da internet. Um pouco de pesquisa sobre a história da grande rede e, em especial, sobre os mecanismos que estão tentando regulamentar evitaria muitas gafes e iniciativas de cunho picaresco.

Alexandre Oliva documentou muito bem em seu blog o novo projeto de lei que está circulando:

Do celular direto prá cela

e

Navegando pro xadrez

Com certeza Aldous Huxley e seu "Admirável Mundo Novo" me vêm à mente. Aliás, não sei se "Inimigo de Estado" ou "Idiocracy" representariam melhor meu sentimento frente a este Projeto de Lei.

Deixo aqui as sábias palavras de Marco Nanini, no filme "A Grande Família":

"Existe um motivo para Deus não ter dado asas a cobras."

Por que não fazem leis para impedir coisas muito mais nocivas à sociedade como os mensalões, as fraudes no INSS e todos estes escândalos que povoam os noticiários? Por que não legislarem sobre assuntos nos quais eles possuem conhecimento e, eventualmente, a práxis?

Espero não precisar mais escrever sobre este assunto. Aliás, se o projeto de lei for adiante, eu vou desligar meu celular, fechar meu blog, cancelar minhas contas de email e só jogar video game offline.

NOTA:
[*] Leia-se "sem noção".

Um comentário:

Anônimo disse...

Já existem leis para "impedir coisas muito mais nocivas à sociedade como os mensalões, as fraudes no INSS e todos estes escândalos que povoam os noticiários". Tudo isso é completamente ilegal, o problema é que também temos leis que dificultam ao extremo punir alguém.

Sobre a legislar apenas sobre o que eles (os deputados) conhecem, isto também não seria prático, já que necessitamos de leis sobre tópicos que não são especialidade de nossos representantes.

O problema, portanto, é outro. O problema é que o trabalho de um deputado é exatamente este: tentar se reeleger. Achou que eu diria que era legislar? Não, legislar é um meio de conseguir reeleição, que é o objetivo final. Assim, deputados gostam de sugerir novas leis que gerem manchetes.

Já disse várias vezes que o sistema político brasileiro é um dos piores do mundo, talvez o pior. Este tipo de coisa é apenas um reflexo disso.